MASCOTES DE CLUBES (como surgiu)

 

  
.O Palmeiras e tem dois mascotes: um oficial e um não oficial. O oficial é o Periquito verde, escolhido devido à sua coloração esverdiada.
A torcida do Corinthians, para provocar o Palmeiras e sua torcida, soltaram um porco no morumbi. e gritaram: “Da-lhe Porco!!
Em 1986, a torcida do Palmeiras adotou o novo Mascote

 Na década de 40 o jornal ‘A Gazeta Esportiva’ desenhou o santo com o símbolo do tricolor paulista no peito,a imagem do santo agradou a todos os São-paulinos e permanece até hoje como mascote oficial do clube.O verdadeiro santo morreu jovem, mas o simbolo é um velhinho.


Apesar da baleia ser o mascote oficial do Santos, o peixe também é conhecido como mascote pelos torcedores.
Em 1933 em um jogo contra o São Paulo, os torcedores rivais chamaram os santistas, de “peixeiros”. O Santos tomou de 5 a 1, mas ganhou um mascote.
E adotaram a Baleia, para simbolizar uma força maior para o clube.

 O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye .Mas os flamenguistas eram chamados de “urubus” pelo time ser popular entre os pobres. Em 1969, a torcida soltou um urubu no campo do Maracanã e o mascote deu sorte contra o Botafogo.

O mascote do Tricolor Gaúcho foi adotado oficialmente em 1946, criado pelo chargista Pompeu , o mosqueteiro gremista representa a garra e a valentia que sempre foram marca do imortal tricolor.

 Surgiu na década de 50 a figura do Negrinho, um personagem cheio de ironia e malandragem.O Negrinho acabou virando o Saci, o personagem folclórico representa o futebol do time, que prega peças nos rivais.

Em frente a sede de General Severiano, encontra-se uma estátua apelidada de "Manequinho" no Campeonato Carioca de 1957, A imagem passou a ser relacionado ao alvinegro,a partir daí, torcedores passaram a considerar o "Manequinho" como mascote.

 Surgiu como uma homenagem do chargista Mangabeira a Mario Grosso, presidente do clube entre 1942 e 1947. Segundo o desenhista, porque Grosso era “astuto como uma raposa”

O Clube Atlético Paranaense tem duas figuras que simbolizam a entidade.O “Cartolinha”e o Furacão .
Depois do estadual de 1949 o time foi apelidado de “Furacão" por causa de sua campanha: onze vitórias seguidas e apenas uma derrota na última rodada.

 Mascote do Vasco era o Almirante, em homenagem ao navegador português Vasco da Gama .
Um comerciante português bigodudo, barrigudo e com tamancas foi adotado nos anos 40.
O cartunista Henfil, no Jornal dos Sports, criou o apelido Bacalhau, que também teve aceitação entre os torcedores.

 .O Galo tornou-se mascote do clube no final da década de 1930. Segundo contam, devido a um Galo carijó imbatível nas rinhas de Galo de Belo Horizonte. O chargista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, fez a charge que o popularizou.

 Bahia sport club
Mascote: Super-Homem
O apelido “tricolor de aço” inspirou o cartunista Ziraldo a criar o mascote super-heroico em 1979. A diferença para o original são as cores do clube – sai o amarelo e entra o branco.

 BOTAFOGO:
Mascote: Biriba
Em 1948, o zagueiro Macaé levou seu vira-lata para um jogo que o Fogão venceu. Por ordens do dirigente Carlito Rocha, passou a frequentar os jogos e virou amuleto do título carioca invicto.

 O mascote do Paysandu Sport Club foi criado em 1948 pelo jornalista Everardo Guilhon com o codinome de "bicho-papão". A inspiração do jornalista baseou-se no temor que o esquadrão de aço, como era conhecido o time do Paysandu naquela época, passava aos seus adversários no campo de jogo. No decorrer do tempo, ficou conhecido como o famoso "Papão da Curuzu", o maior papão de títulos de futebol do Norte do País. A aparência do mascote é de um Lobo, vestindo a camisa e o short do clube, com meião e chuteira, segurando uma bola de futebol na mão esquerda, e fazendo sinal de "beleza" com a mão direita.

 
A mascote do Clube do Remo é o Leão. O animal foi escolhido em 1944, pelo saudoso jornalista Edgar Augusto Proença. Na ocasião o Remo tinha acabado de ganhar do São Cristóvão (Rio de Janeiro) por 1 a 0 na data de 30 de janeiro e, reportando-se a vitória, o jornalista transcreveu a seguinte parte no jornal "O Estado do Pará" um dia após a partida:
"Como um verdadeiro Leão Azul de garras aduncas, o Clube do Remo foi a própria alma da cidade"
Edgar Proença
A partir de então o Leão tornou-se a mascote oficial do clube. A relação entre o animal e o clube é tão grande que no gramado do Estádio Evandro Almeida existe uma estátua de um Leão Azul em tamanho natural.









O mascote do Fluminense é o touro, por isso o clube é conhecido como o "Touro do Sertão".
Hino:
Fluminense, bravo touro pioneiro, Alegria da torcida tricolor.......











Em 1905, Guilherme de Aquino Fonseca já fundara o Sport Club do Recife "sob o signo da valentia", demonstrando anos mais tarde, em 1919 no Pará, todo esse sentimento ao vencer o Troféu Leão do Norte, competição considerada à época, dificílima para qualquer equipe nordestina, já que o futebol paraense era mais desenvolvido. Porém, como sempre pioneiro e superando várias dificuldades, o Sport foi a Belém, não se intimidou, e conquistou o belíssimo troféu de bronze francês, que mais tarde viria a ser o motivo de criação do mascote, que hoje é o leão, tão agraciado pela vitoriosa torcida Rubro-Negra, como também pela criação de uma das alcunhas do Sport: Leão do Norte.
O leão simboliza a tão característica luta e garra do Sport Club do Recife. Luta e garra não vistas apenas dentro dos gramados, como também em toda a sua estrutura patrimonial, erguida com muita dignidade, graças ao suor do trabalho e da dedicação de vários Rubro-Negros.
O mascote-símbolo do Sport se chama Leo. Ele foi criado há mais de 25 anos pelo chargista Humberto Araújo, e desde então vem ilustrando as conquistas e momentos marcantes do clube.
Leo é querido entre toda a torcida Rubro-Negra, principalmente pelas crianças.Ganhou vida em 2007, passando a entrar em campo com os jogadores do Sport, e alegrando a festa da torcida.O nome Leo foi escolhido por significar leão em latim.










Vovô Coxa
O clube mais tradicional do Paraná não poderia ter mascote diferente. O time do Coritiba é representado por um simpático velhinho de descendência alemã, carinhosamente chamado de "Vovô Coxa" em homenagem ao fotógrafo e torcedor do clube Max Kopf. O clube é o mais antigo do Paraná, tendo completado 100 anos no dia 12 de outubro de 2009. O mascote representa assim a origem e toda a tradição do Coritiba e do futebol no estado do Paraná.