CULINÁRIA DO PARÁ


Culinária do Pará
A Culinaria do pará apresenta como maior influência a cultura indigena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas(maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até a larvas de insetos e ovos de diferentes aves.
Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimos aos pratos do pará. 

A mandioca
Das farinhas retiradas da mandioca, a mais apreciada é a d'água. Antigamente, a farinha d'água equivaleria a um pão de trigo; a farinha seca a uma broa; com a carimã faria-se mingaus e, com a tapioca, faria-se beijus, também conhecidos como "tapioca" ou "tapioquinha", têm a forma de uma panqueca e podem levar vários tipos de recheios como chocolates, varios tipos de queijos, ou geléias(mais conhecidas como "doces") como o de cupuaçu por exemplo, sendo que a forma mais comum de comer a tapioquinha é apenas com  manteiga ou com coco ralado. 
 
A tapioquinha é consumida frequentemente com café da manhã ou lanche da tarde, geralmente acompanhada de café com leite. É uma iguaria de gostos suave porém característico e pode ser encontrada em estabelecimentos simples, carrinhos, lanchonetes e existem até Tapiocarias, Lanchonetes que vendem apenas tapiocas com mais variados tipos de recheios.
Há também o tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca, que não dá para descrever seu maravilhoso sabor sem prová-lo, seja acompanhado com carne, peixe, mariscos ou puro, quente-quase fervendo, com ou sem jambu. E, sem esquecer, a iguaria do estado, o pato no tucupi. Inicialmente, a mandioca e seus derivados era consumida apenas pelos pobres e pelos índios, mas com o passar do tempo, tornou-se ingrediente indispensável na mesa de todos os paraenses.

                                   Pratos Típicos
Pato no tucupi  constituido de pato, tucupi e jambu. O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e por isso precisa ser cozido durante uma semana. O pato, depois de assado, é cortado en pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. O jambu é fervido em água com sal, escorrido e posto sobre o pato. É servido com arroz branco e farinha de mandioca.

Maniçoba do tupi Maní, deusa da mandioca. Usa-se uma tipicamnete uma panela de barro ou de procelana. Prato de aspecto duvidoso, demora pelo menos uma semana para ser feito, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante pelo menos quatro dias, com a intenção de eliminar o acido cianidrico que contém. Depois disso é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. É servido com arroz banco, farinha d'água e pimenta de cheiro a gosto.

Caruru feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê. Após fervidos o quiabo, o tempero verde e os camarões na água, acrescenta-se a farinha e faz-se um pirão. Estando pronto o pirão, adicionam-se lhe os quiabos bem escorrido, o camarão já refogado com todos temperos e, por ultimo, o azeite de dendê

Tacacá de origem indígena, é um mingau quase líquido, servida em cuia e vendida pelas "tacacazeiras", geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades Paraense, sobretudo Belém. É constituído de uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

Vatapá está comida paraense não leva peixe, nem amendoim, nem castanha de caju. Ao caldo da cozedura das cabeças e das casca de camarão salgado perfumado com alfavaca chicória, alhos e cheiro verde, adiciona-se farinha de trigo ou de arroz, obtendo-se um mingau. Acrescenta-se o leite de coco puro, camarão já fervido e azeite de dendê.

Chibé vocábulo do tupi, composto de Che-eu, meu-e lbe ou Tibe-caldo. É considerada a mais de todas as comidas. Uma bebida com um gosto levemente acidulado, leva farinha de mandioca e água. Muito nutritiva, pois após de ser processada, a mandioca ultrapassa, em dobro, ou mais até a quantidade da maioria de seus elementos nutritivos.
 

Caribé: mingau feito com farinha d’água bem fininha, água, sal e manteigadepois de misturado os ingredientes levados ao fogo por 7 minutos. Tradicionalmente tomado na cuia ou em xícara. Diz a crença ser alimento forte, que levanta as forças, quando tomado, em especial, em jejum.


Cuscuz: iguaria que se faz com farinha de milho e é cozida à vapor. Por cima salpica-se coco ralado e ainda derrama-se algumas colheradas do leite do coco.
    
      Peixes e mariscos
      Pirarucu, Tambaqui, Tamuatá, Acará, Tucunaré, Gurijuba, Dourada, Pescada, Aracu, carangueijo.
      
     Doces 
    A sobremesa paraense é rica em frutas, principalmente vindas da Amazônia e licores. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná e a manga, facilmente colhida em qualquer rua da capital paraense. O musse de Cupuaçu é muito saboroso, se faz com uma lata de leite condensado, uma de creme de leite e a mesma medida do creme de Cupuaçu, se preferir pode acrescentar açúcar a gosto. Depois de bater todos os ingredientes no no liquidificador põe-se em um pirex e leva-se a gelar. O musse de cupuaçu pode também ser usado como cobertura para tortas.
    Não se pode esquecer também outras frutas regionais de sabor peculiar, tais como bacuri, taperebá, jaca, muruci e a doce e suculenta sapotilha.
      
      Quelônios
      Tracajá, Aperema, Mucuã, Tartaruga, Jabuti, Matamatá
      
      Produtos de origem vegetal 

   Abiu Fruta com polpa branca ou amarelada, doce ou insípida, tende a deixar os lábios levemente pegajosos por ser mucilaginosa. É consumida in natura. O abieiro frutifica em julho e dezembro.

·     Açaí Presente na mesa dos paraenses do café da manhã ao jantar hoje é forte representante da economia local. Servido com farinha de mandioca ou farinha de tapioca na cuia de açaí. Também utilizado no almoço como prato principal, acompanhado de peixe, camarão ou charque fritos. É encontrado em duas colorações: o açaí roxo e o açaí branco, cuja polpa fornece um suco de cor creme claro. Do açaizeiro ainda é produzido o palmito de açaí, extraído da base da copa, bastante utilizado na culinária regional, em pratos finos.
Farinha de Tapioca consumida com açaí, como mingau ou dissolvida em leite quente com açúcar.


·     Ajuru Faz a alegria da população praiana e é comercializado pelos nativos que os oferecem aos freqüentadores eventuais acondicionados em pequenos paneiros.
      
     Ameixa (jamelão)

·    Araçá fruta rica em vitamina C, muito utilizada em sucos e doces.

     Acerola fruta rica em vitamina C, muito utilizada em sucos e sorvetes.

   Bacaba. Para a obtenção da bebida procede-se da mesma forma que no preparo do açaí.Obtém-se assim um líquido de cor parda, servido gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Deliciosa e refrescante, a bacaba é, no entanto, menos popular que o açaí. Muito usada também para fazer sorvetes.

    Bacuri genuinamente Paraense. É apreciadíssimo por todos quer em estado natural, ou em forma de sorvetes, sucos, compotas e sobremesas as mais variadas, além de coquetéis, sejam estes apenas de frutas, sejam utilizando-se bebidas alcoólicas. Restaurantes especializados em comidas típicas do Pará, tem utilizado o Bacuri na composição de deliciosos pratos salgados, em formas de molho ou purês.

     Biribá consumida em estado natural e aproveitada para fazer sucos e sorvetes. Floresce de julho a setembro. Mas, pode ser encontrado no decorrer do ano nas feiras populares

   Piquiá preciado mais pela população de baixa renda que o consome cozido, roendo a polpa direto do caroço, acompanhado de farinha de mandioca ou acrescentando-o, livre das cascas, no feijão, na carne cozida ou no arroz. Também usado no café preto.

Muruci pequena fruta amarela, levemente ácida mas muito saborosa, utilizada em sucos e sorvetes e cremes.


   Buriti muito útil para o rebeirinho que dele tudo aproveita para sua alimentação e outras necessidades cotidianas como bebida natural ou fermentada, doces dos frutos, óleo e féculas, sabão e material para casas.
 

Cacau consumido natural ou em forma de suco. Utiliza-se o caroço para fazer chocolate.

Caju consumido como suco, é presença quase que diária na mesa paraense.

Camu-camu apreciado na forma de sucos, doces, sorvetes e licores.

     Carambola tem um sabor muito ácido, sendo apropriadas para sucos e sorvetes o que não impede de ser consumida de forma natural. Compotas e geléias também são produzidas com excelente resultado.

     Castanha do Pará um dos mais expressivos produtos da nossa economia extrativista, com significativo índice no mercado de exportação. A castanheira-do-pará é excelente alternativa para reflorestamento de áreas degradadas de pastagens ou de cultivos anuais, tanto para a produção de frutos como para a extração de madeira. Vale ressaltar que a Castanha-do-Pará tem alto teor de Ferro, sendo importante coadjuvante no tratamento de Anemia Ferropriva.


      Cupuaçu o suco está presente na mesa do paraense e em qualquer lanchonete, restaurante e casas especializadas. Também é muito consumido, como sobremesa, em forma de sorvete ou creme.


   Fruta pão conhecida por fruta-pão de caroço, que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não-comestíve As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas água e sal; outrossim possibilitam a extração de farinha alimentícia bastante nutritiva. Experimente fervidas em água e sal com café e uma delicia.


   Goiaba Consumida ao natural ou como sorvete e suco. Os grelos (pontas dos ramos da goiabeira) são muito utilizados em forma de chá para combater a diarréia infantil.


   Graviola é cultivada em quintais e em grandes plantações. Consumida em estado natural ou sob a forma de sorvetes, cremes, coquetéis e as folhas sob forma de chá.

     Inajá é abundante no Pará. É cultivada em quintais e em grandes plantações. Consumida em estado natural ou sob a forma de sorvetes, cremes, coquetéis e as folhas sob forma de chá.

Ingá-cipó consumido em estado natural, desconhecendo-se outra maneira de apreciá-lo.

Jaca consumida ao natural ou em forma de sorvete e compota. Seu talo central pode ser temperado e assado como se fosse carne bovina.

  Jambo da mesma árvore retiram-se frutos adocicados e outros muito travosos. São sempre consumidos ao natural. Também consumidos em forma de geléia ou de creme.

Jenipapo muito utilizado para fazer licor.

    Manga uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C. Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de câimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão.

    Mangaba o fruto tem uma polpa mole, viscosa, com um sabor doce, acidulado, muito gostoso. É ideal para o preparo de sucos e sorvetes.

Maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes). O maracujá, famoso por seu ativo calmante, é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B3. Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência.

   Marajá também facilmente encontrado no Marajó, do marajá pouco se come. Sua pequena polpa é rala e adocicada. É comum ser vendido nos meses de março e abril.


    Pupunha cozida com pitadas de sal é vendida em qualquer esquina da cidade. Entretanto, já há algum tempo, pessoas interessadas em tornar mais abrangentes e mais enriquecedoras as possibilidades de uso da pupunha tentam, artesanalmente ou não, a fabricação de licores, sorvetes, doces em calda ou pastosos com ótimos resultados. Rica em nutrientes, faz parte também da economia local. Vem sendo utilizada nos restaurantes típicos como acompanhamento de carnes, caramelizada ou como purê.

   Taperebá apreciadíssimo sob a forma de sorvetes, sucos, picolés e doceria em geral, o ponto alto do taperebá é a famosa “batida” encontrada dos botecos às mais sofisticadas recepções.

  Tangerina é uma fruta indicada para benefícios de curar diversas doenças. Devido as propriedades da Tangerina, traz alto poder de cura. A tangerina, com vitaminas A, C e do complexo B, é indicada como diurética, calmante, anti-inflamatória, laxante, analgésica, acalma a tosse e a febre. Além disso, quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.

    Tucumã contém um suprimento vitamínico excepcional. Fonte de pro-vitamina A, B1 e vitamina C. A população, mormente a interiorana e a ribeirinha que, seguramente, o consomem amiúde, está mais do que beneficiada.

Umari nativo e exclusivo do Pará. O povo gosta de consumi-lo ao natural ou com farinha de mandioca.

   Uxi consumida quer naturalmente que acompanhada de farinha de mandioca, com certeza é complemento muito importante na alimentação cabocla e entre a classe de baixa renda, na capital e cidades maiores. Utilizada também em forma de sorvete.








·