COMO CONSEGUIR PUBLICIDADE PARA O SEU NEGÓCIO
Você gostaria de expandir o volume de seu negócio?
Você pode fazer com que milhares de pessoas fiquem sabendo de seu serviço,
loja, ou seus produtos, sem gastar nada. Querendo desde fazer mais vendas ou
conseguir uma oferta na televisão, você pode ampliar seu potencial de venda
através de publicidade grátis.
Você não precisa levantar um mastro de bandeira ou
contratar um urso dançarino para atrair a atenção e as vendas. Na verdade, com
apenas um telefone, cartas de venda e folhetos você pode fazer muito mais
dinheiro do que deve estar fazendo agora.
Com que tipo de negócio que necessite de uma
quantidade maior de clientes você está envolvido? Você deve ter uma loja na
vizinhança ou estar procurando por uma exposição para uma celebridade ou
político. Talvez tenha uma nova invenção
que não esteja conseguindo vender, ou então uma linha resumo recente do design de uma mobília que deseje
aumentar o número de vendas. Como você tem conseguido clientes? Você deve estar
fazendo propagandas em jornais e revistas ou jornais de comércio. Ou então deve
estar contando com um acordo de distribuição que venda seus produtos a varejo.
Talvez você seja um autor dependendo de uma editora que possa promovê-lo, mas
tudo parece decair. Ou então ainda você poderia ser um jovem cômico, tentando
pegar alguns trabalhos a mais para fazer sua carreira crescer.
Independentemente de seu negócio ou empreendimento,
a publicidade grátis está disponível. E você não precisa de nenhuma base ou
treinamento para publicar. O que realmente precisa é acreditar em si próprio e
no seu produto e o cuidado e perseverânça para continuar quando alguma idéia não
funcionar. Dê uma olhada nos variados tipos de publicidade. Seja qual for o seu
objetivo, como aumentar suas vendas ou ter fama nacional, a publicidade grátis
está disponível.
Publicidade é fazer com que algo seja conhecido pelo
público, espalhar informação ao mercado local ou nacional. É uma informação com
valor de notícia, usada para atrair a atenção do público. Todo o mundo utiliza
a publicidade. Políticos, industriais, celebridades e até mesmo os fabricantes
de carro de Detroit utilizam a publicidade para aumentar suas causas e ganhar
atenção.
E a publicidade não está limitada a grandes
organizações. Pequenas comitivas e empreendimentos utilizam os jornais locais
para publicar a respeito de eventos e esforços. A publicidade difere da
propaganda no momento em que é grátis. Mesmo que alguns grupos ou indivíduos
façam tickets com suas marcas para menções grátis nas publicações, geralmente a
publicidade é a cópia de uma notícia valiosa que a publicação produz.
A publicidade é uma forma de promoção, mesmo que a
promoção de um produto ou serviço possa requerer outros esforços que custe
dinheiro à empresa. Uma boa publicidade é uma das melhores maneiras de fazer
com que as pessoas saibam que você tem um negócio que vale a pena.
CONHEÇA O SEU
PRODUTO OU SERVIÇO
Para conseguir publicidade, você deve ser totalmente
familiar com o produto, serviço ou negócio que estiver promovendo. Se for o seu
próprio produto, você será a melhor pessoa para descrever seus benefícios e
características. Se quiser publicar algo mais, converse com todos os envolvidos
para obter o maior número de fatos e detalhes possível.
Considere o rádio de seu mercado. Se você tiver um
negócio local, como uma loja varejista ou prestadora de serviços, a maioria de
seus clientes será dos arredores. Se você estiver localizado numa cidade
grande, deve ter um rádio que atinja um número muito maior de pessoas, mas, ao
mesmo tempo, a competição também será muito maior.
Seu empreendimento deve ser regional ou estatal e
seus clientes devem vir de centenas de km pessoalmente ou por telefone para
utilizarem seus serviços. E, se você for um industrial maior, seus clientes
devem vir do país inteiro - ou então você deve ter um alcance internacional.
Desenhe o perfil de seus clientes. Quem são eles e o
que eles fazem? Se você tiver um serviço, qual a freqüência com a qual esse
serviço é utilizado? Se tiver um produto, ele é algo consumido mais e mais
vezes, ou é uma compra para a vida toda?
Quanto seus clientes pagam pelo seu produto e qual é
o seu grau de competitividade com os outros fabricantes dos mesmos produtos? Se
tiver um produto não muito comum, está alcançando a maior clientela possível?
EXAMINE O
MERCADO
O que querem seus clientes? Às vezes, o preço mais
barato não é o elemento mais importante. Com as embalagens de hoje, muitos
clientes esperam e pagam por boas embalagens. Onde essas pessoas vão para
comprar seus produtos? Eles são vendidos a varejo ou através de publicações nas
revistas? Ou então são itens especiais disponíveis pela mala direta ou em
algumas regiões do mundo?
Finalmente, por que seus clientes compram esse
serviço ou produto em particular ou utilizam esse tipo de negócio que você tem?
Um estúdio de arquitetura e design produz (“Blue-print”)impressões azuis para
que os arquitetos possam construir para proprietários e indústrias. Mas o seu
produto deve ser destinado a um determinado grupo de pessoas, algo difícil de
ser definido.
Você pode descobrir o que os consumidores
querem a partir de seu exame ou pesquisa
do mercado (Market research). Você pode obter cópias de exames do mercado
feitas por empresas especiais ou fazer o seu próprio. O melhor lugar para fazer
um exame é no comércio de seu produto. Você deve fazer um questionário e pedir
para que os clientes preencham. Você também pode ter cartões impressos com
testes a serem preenchidos facilmente, de maneira com que as pessoas não percam
muito tempo.
Industriais utilizam exames com garantias. Aqueles
que aplicam também incluem poucas
questões ao longo da garantia que o consumidor manda de volta.
A maioria dos industriais têm seus próprios times de
pesquisadores de mercado para testar seu produto. Produtores de brinquedos
pegam algumas crianças e assistem suas reações diante do produto. Editoras de
livros fazem com que as pessoas olhem para as capas e decidam qual livro
comprar. Até mesmo os industriais automobilísticos fazem exames de mercado e
obtêm opiniões a respeito de estilos e preços.
Antes de procurar por publicidade ou até mesmo fazer
propaganda, CONHEÇA O SEU PRODUTO. Seja familiar com as pessoas que comprarem o
seu produto ou serviço e tenha um entendimento completo da competição em geral
e um alcance de todo o mercado.
ONDE PUBLICAR
Dependendo do seu produto, você tem uma gama
completa de possibilidades para anunciar sem pagar - publicidade grátis.
Decidir o tipo de mídia é tão importante quanto como conhecer o seu produto e
as pessoas que compram o mesmo. Eu sugeriria que você visitasse sua biblioteca
local e pegasse o livro “Anuário Brasileiro de Mídia”. Esse livro contém o nome
de todas as publicações no Brasil, de jornais, revistas, papéis semanais e
mensais. Esse livro informativo também inclui os nomes de todas as estações de
rádio possíveis por região e os nomes de todos os canais de TV por região. O
livro também possui uma tiragem de todas as publicações, endereço de
correspondência, telefone e fax do editor. A tiragem de variados papéis pode
ajudá-lo a decidir a quem enviar o release. Se o papel tiver uma circulação de
apenas 5000 cópias seria melhor endereçar papéis com 50.000 cópias. O número do
fax do editor deve tentá-lo a mandar o release, mas NÃO mande, simplesmente
porque um release por fax não é tido seriamente, no entanto, um release que
inclua fotos e um relatório bem feito será considerado muito mais do que um
mero fax. Como um produtor, você deve deixar amostras do seu produto. As
revistas de marcas seriam um bom lugar para novos produtos e comparações da
qualidade do produto. Se você quiser publicar diretamente nas publicações nacionais,
jornais metropolitanos e suplementos de domingo são maneiras de recorrer ao
mercado.
Para um empreendimento local, tanto para um negócio
lucrativo quanto para uma instituição de caridade, os jornais locais são os
melhores lugares para publicar grátis.
Uma vez que seu produto ou serviço tiver uma
importância nacional, a televisão e o rádio podem ser bons recursos de
publicidade. Até mesmo os
canais públicos locais podem produzir shows
interessantes a respeito das pessoas locais e dos produtos.
Para importância internacional, os jornais de
sindicatos e serviços telegráficos podem suprir a publicidade que você
precisar. Não seja muito ambicioso de início; mexa-se para alcançar os maiores
mercados. Comece com notícias locais e então expanda à medida que o interesse
pelo seu produto aumentar.
TORNE A SUA
NOTÍCIA VALIOSA
Para qualificar à publicidade, sua informação deve
ser valiosa. Qualquer fato anunciado nos jornais, revistas ou jornais de
comércio deve ser importante aos leitores - até mesmo com informação para um
evento, ou visões importantes de uma indústria. Você deve ter
um produto novo ou uma linha de produção que possa ser publicado nas revistas.
Se não, deve alcançar determinados ângulos para conseguir a publicidade que
procura.
Uma base diferente ao inventor do produto ou ao dono
do plano de produção pode fazer boas notícias ao novo produto. Ou então você
pode propor idéias fresquinhas ao seu serviço. Por exemplo, um pequeno item a
respeito de pessoas famosas usando o serviço é uma informação valiosa
chamativa, ou uma combinação diferente na biografia do dono do produto pode
fazer uma boa história.
Alguns negociantes produzem literatura que aponta os
fatos da indústria em particular - sendo histórica ou contemporânea. Por
exemplo, um noticiário de televisão foi feito num grupo de empresas que checam
a qualidade de casas para compradores interessados. Ou, um panfleto a respeito
de corte de preços nas construções de casas é natural à uma indústria
construtora.
SEU MELHOR
ÂNGULO
O que é diferente a respeito de seu produto ou
serviço que pode tornar-se valioso como notícia? Mesmo que nada se destaque de
primeira, você verá que pode pensar em diversos ângulos que são chamativos do
ponto de vista publicitário. Que tal anedotas? Histórias de fracassos podem ser
tão interessantes quanto contos de fadas. O quanto as pessoas podem ter
problemas se seus negócios estiverem fora do campo pode ser uma notícia
valiosa. E não se esqueça de uma simples consistência . Um negócio que tem sido
lucrativo por vinte anos é uma aposta certa aos jornais locais.
Se quiser publicar a respeito de um evento,
considere o rádio dos participantes. Uma convenção nacional de marca poderia
ser interessante nacionalmente nas revistas e publicações equipadas em função
daquela indústria em particular. Outros eventos locais podem ser publicados em
jornais metropolitanos. Os eventos mais ligados à vizinhança local podem ser
publicados através de panfletos e pequenos anúncios, ou até mesmo através de
escolas.
Procure por tendências comuns do seu produto ou
serviço. Pense sempre sobre o que faz com que ele seja diferente dos milhares
de outros. Faça listas. Faça uma lista das características do seu produto que
deseja publicar; liste as pessoas que utilizam seu produto ou serviço; liste a
razão pela qual as pessoas utilizam-no.
O que você apresenta? São mais pessoas jovens que
utilizam? Mais mulheres, ou membros de grupos específicos? Você deveria
utilizar um ângulo de publicidade a uma pessoa que não esteja no seu grupo
típico de consumidores vendendo ou usando seu produto ou serviço.
A consideração mais importante em escolher um ângulo
é fazer com que seu produto seja uma informação valiosa, de modo que o editor
publique-o.
COMO ESCREVER
O RELEASE
O termo “Release impresso” (Press Release) parece
amedrontar a maioria das pessoas à morte. Não muitas pessoas tomam um tempo
para até mesmo pensar em escrever seus próprios Releases. Esperamos que este
breve artigo possa ajudar a esclarecer alguns dos mistérios que rondam essa
forma simples de marketing.
O primeiro fato a ser lembrado é que um Release é um
item de “notícias”. Ele precisa “informar” as pessoas, NÃO vendê-las algum
produto. Por exemplo, você está lendo esse relatório porque quer aprender algo
que fará com que adquira BENEFÍCIO. Você não esta lendo isso somente para
comprar algo mais. Se o dinheiro for a força condutora do seu negócio, você não
irá muito longe. Seus maiores objetivos devem estar em servir seus clientes,
providenciá-los um produto de alta qualidade e mais do que o mérito do
dinheiro. O truque é poder fazer tudo isso e ao mesmo tempo continuar fazendo
dinheiro.
As pessoas não querem saber sobre as montanhas que
você tem de escalar, que mares tem de atravessar ou de que tipo de tribo você
teve de aprender a fórmula secreta. Ao invés disso, elas querem saber O QUE é a
fórmula secreta. Pegou a idéia?
Os circulares de venda que você imprime e envia
vende o seu produto. Um Release informa os outros a respeito de seu produto. Ao
invés do objetivo principal ser a venda do seu produto e o recebimento de
pedidos dos seus clientes imediatamente, um Release informa ao seu cliente
exatamente como o seu produto poderia beneficiá-lo. Isso deveria ser
transmitido na forma de um Release “chamativo”. Se você tiver um circular de
venda para vender um produto, poderá facilmente transformá-lo num Release sem
grandes dificuldades. Trata-se somente de um novo ângulo de marketing para
apresentar seu produto ao público.
que segue-se é o exemplo de um típico Release para
os nossos serviços de publicidade:
PRESS RELEASE
(EXEMPLO)
“Muitas
pessoas estão entrando no negócio de mala direta hoje em dia, mas muitas delas
estão roubando muito através disso. As pessoas recebem promessas de grandes
riquezas num período curto de tempo. Os anúncios enganosos brincam com suas
emoções fazendo com que elas acreditem no fato de ser tão fácil fazer dinheiro.
É muito triste.
No entanto, um
novo livro acabou de ser posto em release para ajudar a resolver esse tipo de
problema para a pessoa de mais idade. Pela primeira vez na história, um
diretório REAL foi organizado listando os nomes e endereços de 179 pessoas
honestas e confiáveis ligadas ao negócio de mala direta. As pessoas podem
escrever DIRETAMENTE a essas últimas e receber informação GRÁTIS para entrarem
no negócio imediatamente!
É
inacreditável. Sem tentar vender-lhe nada, você pode obter esse livro por
apenas R$ 4,95 - um preço com o qual qualquer um pode arcar. Encontre com os
verdadeiros negociantes de mala direta que preocupam-se com seus produtos e
querem ajudar os outros a começar a fazer o mesmo que eles. Disponível somente
através da “Editora TAL”, endereço TAL CEP TAL.”
Como você pode ver, esse é um curto mas doce release
(de Nova Iorque) - no entanto, você deveria ser capaz de ver a “valiosidade”
dessa notícia. O foco principal está no fato de que a maioria das pessoas
roubam quando começam seu negócio de mala direta. A solução para este problema
é um novo diretório disponível pela primeira vez na história. A venda é feita
lentamente porque o leitor naturalmente desejará ter isso em mãos. Ele não pede
por dinheiro - somente conta ao leitor como obter uma cópia se ele quiser.
Aqui está um ótimo teste para um verdadeiro Release.
Já que seu papo de venda é incluído no último parágrafo, leia o Release em voz
alta. Ele ainda seria chamativo SEM seu papo de venda? Se a resposta for sim,
provavelmente será um Release.
Os Releases vêm em muitas formas devido ao tipo de
produto a respeito do qual você esteja escrevendo. No entanto, a regra básica ainda funciona. Se
você nunca tiver escrito um antes, será um pouco difícil. Não se desespere.
Pegue o último jornal e leia alguns artigos informativos. Note como cada artigo
é escrito e baseie o seu no mesmo formato. Depois que fizer alguns, poderá entender
como se faz.
Quando seu Release é escrito para sua satisfação
pessoal, a melhor maneira de torná-lo uma publicação é: Esteja certo de
digitá-lo. O formato estandarte é espaçado duas vezes e não maior do que duas
páginas 8 1/2x11. Esteja certo de colocar seu nome, endereço e número da página
no topo de cada página.
Escreva as palavras: “Para um Release imediato” no
topo. Se você estiver mandando o Release para somente uma publicação,
conte-lhes que esta é a sua primeira rodada.
FAZENDO
CONTATO
Seja o que for que você estiver vendendo, como
produtos, kits, ou novos releases, o mais importante é fazer com que eles sejam
publicados e mandados para a pessoa certa. Se ele não chegar nas mãos dessa
pessoa, poderá terminar na cesta de lixo.
Quando você decidir o tipo de mídia a ser utilizada,
entre em contato com as pessoas que façam funcionar. A nível local, um
jornalzinho de cidade pequena terá um editor ou uma pessoa específica que tome
conta do tipo de notícia que você deseja fazer. Telefone para a publicação e
pegue o nome dessa pessoa. Converse brevemente e diga que mandará uma notícia.
Um jornal maior e metropolitano é um lugar muito
ocupado. Considera a seção que interessa à sua notícia. Muito jornais têm
seções de entretenimento, turismo, negócios, esportes, seções gastronômicas.
Entre em contato com o editor.
Os editores muito raramente têm tempo disponível
para solicitar publicidade a estranhos, então seria melhor que você tentasse
entrar em contato com um assistente. Converse de maneira breve, apresente-se e
diga que mandará um Release.
Para um mensagem de rádio, entre em contato com o
diretor do programa ou o assistente. Faça chamadas telefônicas suficientes para
ter certeza do nome da pessoa a quem você mandará o Release. Diretores de programas
de televisão serão mais difíceis de contatar; seja perseverante. Com uma
perseguição ativa, você pode ter a sua mensagem anunciada através de qualquer
um deles.
A maneira mais fácil de contato para promover um
novo produto é com os editores de revistas de marca ou revistas nacionais que
tenham uma seção de novos produtos. Você deverá enviar uma amostra, ou pelo
menos uma fotografia ou desenho do produto. Precisará também incluir todos os
fatores e características pertinentes. Editores de revistas também podem ser
difíceis de serem encontrados, mas tente. Se você falar diretamente com a
pessoa que pega novos produtos, seria bom tentar. Se não, esteja certo de
entrar em contato com a pessoa que mexe com o ângulo por você escolhido.
Assim que você tiver entrado em contato com a pessoa
certa para utilizar o seu material, mande-o imediatamente. Se tiver conseguido
um encontro pessoalmente, siga com uma nota que confirme o dia e a hora. Alguns
dias depois de enviar os seus matérias, telefone novamente. Pergunte
simplesmente se ela recebeu a informação; não force a barra para ter o
compromisso de mandar um release. Chamando a atenção aos seus materiais, você
terá uma chance maior.